Irupi: Secretaria de Saúde presta conta de atendimentos

Em 2015, foram quase 125 mil atendimentos e um investimento percentual de 26% na saúde superando o valor mínimo exigido por Lei. Além disso, o prefeito destacou a construção do novo Posto de Saúde do bairro Carolino Barbosa com previsão para inauguração em 2016.

Irupi: Secretaria de Saúde presta conta de atendimentos

Em 2015, foram quase 125 mil atendimentos e um investimento percentual de 26% na saúde superando o  valor mínimo exigido por Lei. Além disso, o prefeito destacou a construção do novo Posto de Saúde do bairro Carolino Barbosa com previsão para inauguração em 2016.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Irupi se reuniu com o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck, na última semana, para apresentar o balanço de atendimentos realizados durante o ano de 2015 da Estratégia de Saúde da Família através dos Postos de Saúde no Município.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, neste ano, até o mês de novembro foram realizados quase 125 mil procedimentos nas unidades. Entre os atendimentos estão consultas médicas, puericultura, pré-natal, prevenção de Câncer Cervical Uterino, atendimentos a pacientes com diabetes, atendimentos a pacientes com hipertensão arterial, consultas de enfermagem, curativos, inalações, injeções, retirada de pontos, terapia de reidratação oral, atendimento em Grupo – Educação Permanente, visitas Domiciliares dos Médicos, Enfermeiros e técnico de enfermagem e distribuição do Kit Cegonha.

Para o prefeito Carlos Henrique, esses resultados mostram que o trabalho realizado no município segue atuando com os cuidados necessários na área da Saúde. "Em 2015, tivemos um porcentual de investimentos de 26%, superando o valor mínimo exigido por Lei que é de 15% de investimentos na saúde. Mesmo diante das crescentes dificuldades, a cidade tem conseguido investir em sistemas de controle, oferta de serviços, estrutura na rede de atenção básica, nova unidade está sendo construída para atender a nossa população. Acredito que  2016 será mais uma no de crescimento e investimentos em todas as áreas administradas pela prefeitura", destacou o prefeito Carlos Henrique.

Entre os dias 16 e 18 de dezembro, a Secretaria de Saúde através do PSF-Sede realizou a última semana Hiperdia do ano. A semana é realizada mensalmente e conta com a participação de enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e médicos do PSF-Sede. De acordo com a equipe de profissionais da saúde do PSF-Sede, as agentes comunitárias do município identificam moradores diagnosticados com as doenças como diabete e hipertensão e encaminham os pacientes para acompanhamento médico. Durante os atendimentos, os pacientes recebem  orientações médicas, remédios, aferição de pressão arterial e medição de glicose, além de participarem de palestras variadas relacionadas à saúde.  Para fechar o ano, os participantes ainda receberam lembrancinhas preparadas pela equipe da Saúde e assistiram uma palestra com a nutricionista Lucília Favoreto.

Na imagem: O prefeito Carlos Henrique, o secretário de Saúde Roziel Olavo e a equipe da Secretaria de Saúde, Dayanna Cecilia Almeida, Vania de Paula Oliveira, Valéria Fernandes, Anastácia Almeida e Cíntia de Castro.

Posto de Saúde Carolino Barbosa

A Construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Carolino Barbosa segue a todo vapor. No total, R$ 512.460,00 foram investidos na construção do Posto de Saúde que irá contar em uma área de 302,63 m2 com sala de recepção e espera, 3 consultórios, sala de inalação, consultório  odontológico, sala de observação, sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de curativos além das salas essenciais. De acordo com o prefeito Carlos Henrique As obras fazem parte do empenho para o fortalecimento da Rede de Atenção Básica em Irupi.