Cresce diversificação e aumento da renda de produtores em Irupi

Prefeito Carlos Henrique encerra visitas do projeto de diversificação na agricultura em Irupi e avalia como positivo os novos investimentos no Município

Encerrando as visitações nas propriedades rurais de Irupi em 2015, o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck, acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura, Herivelto Carvalho, concluiu o projeto pelas regiões de Santa Cruz, Santa Clara e São José. A ideia das visitas é acompanhar o desenvolvimento das agriculturas dentro do campo da diversificação e ofertar conhecimento para os novos produtores interessados em ampliar os negócios no Município. Entre as visitas realizadas estão plantações de tomate, uva, morango, hortaliças e verduras e uma agroindústria.

Na propriedade do agricultor Edvaldo Fernandes Eler a diversificação é imensa. Entre o mais novo investimento do produtor está uma plantação de uva.  Este ano, Edvaldo possui em sua propriedade mais de 600 pés de uva, sendo que 350 pés estão em produção. A expectativa do agricultor, já diminuindo o valor investido de R$ 20 mil, é de obter um lucro de R$ 15mil reais com a venda da uva.

O agricultor trabalha com as uvas da qualidade Niagara rosada e Isabel precoce.  Na propriedade de Edvaldo ele ainda cultiva banana, peixe, melancia, milho, tomate, batata baroa, eucalipto, coqueiro e palmeiras, além da produção de café. “Todos nós moradores de Irupi sabemos que a maior produção do Município é a do grão do café, mas no período entre safra ter outros produtos para diversificar auxilia na renda e oferta novas oportunidades de empregos. Quem diversifica tem trabalho o ano inteiro”, declarou o produtor.

Já para o produtor rural Emílio Pereira de Almeida, a diversificação também foi mais uma oportunidade para ampliar a renda. Na sede da sua propriedade, no córrego do Chiador, em Santa Clara, o agricultor possui uma agroindústria familiar responsável por produzir geleias, compotas, doces cristalizados e licor. A agroindústria do produtor Emílio segue os padrões de qualidade exigidos pela Vigilância Sanitária e já emite produtos com o Selo de Inspeção de produtos artesanais emitidos pela Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O agricultor também possui a liberação do Ministério do Desenvolvimento Agrário para poder utilizar o selo da agricultura familiar. “Ainda estamos iniciando nossas atividades, para o mês de dezembro já ampliamos nossa produção e temos em estoque  mais de 100 produtos para venda”, declarou o produtor.

O engenheiro agrônomo e agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Túlio Borges de Lima explica que a diversificação de atividades das propriedades rurais, em muitos casos, vem de encontro à ideia de sustentabilidade. “O agricultor e a agricultura, ao trabalharem apenas com uma determinada atividade, como o café, uma situação comum em nossa região, sofrem nos períodos de crise, por exemplo, quando os preços do mercado do café não estão lá muito bons. Sendo assim, além de diversificar a renda, há também diversificação de ambiente, do trabalho, de hábitos de manejo, de alimentos entre outros”, explicou Túlio.  Ainda dentro da diversificação Túlio destaca que os agricultores interessados na diversificação o façam com cautela. “Primeiramente é preciso conhecer mais a fundo a nova atividade, ou seja, o mais detalhadamente possível. Nesse processo, conversas com técnicos e com agricultores mais experientes no assunto ajudam. Por meio disso, os interessados na diversificação devem ser capazes de verificar o que ela tem de positivo, mas, sobretudo, saber o que é negativo,  quais as suas limitações e as suas dificuldades”, finalizou Túlio.

O prefeito Carlos Henrique Emerick afirmou que as visitas serviram para contribuir num plano de ação para apresentar aos agricultores de Irupi já no próximo ano. “Percorremos diversas propriedades e fiquei satisfeito com os resultados. Observei que os agricultores estão investindo em novas tecnologias, buscando auxilio técnico e conhecimento e, assim, contribuindo para o crescimento econômico do Município”, concluiu o prefeito.

O agricultor de Santa Cruz, João Lucas ao lado do prefeito Carlos Henrique e do Secretário de Agricultura Herivelto Carvalho ,na imensa plantação de tomate.  De acordo com João, a expectativa é que para o próximo ano mais de Mil caixas de tomates sejam colhidas. O agricultor é mais um dos produtores de Irupi que investe na diversificação na agricultura.