Novembro Azul

Dia D contra o câncer de próstata: Secretaria de Saúde realiza ação em Irupi

Dia D contra o câncer de próstata: Secretaria de Saúde realiza ação em Irupi

A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (28) o encerramento da campanha: Novembro Azul em Irupi. A ação foi realizada na Câmara Municipal de Irupi e ofertou aos participantes atendimento médico, palestras, teste de glicemia e aferição de pressão. Quase 100 pacientes do sexo masculino participaram do Dia D Contra com câncer de próstata.

O Secretário Municipal de Saúde Roziel Estevão Olavo conduziu a abertura do evento e destacou a importância da prevenção no tratamento contra o câncer. "Hoje estamos dando continuidade as campanhas preventivas contra o câncer. Tivemos o Outubro Rosa que destacou a prevenção contra o câncer de mama e, agora, encerramos o Novembro Azul  priorizando os cuidados relacionados à saúde do homem. Nosso objetivo com essas campanhas é mostrar para todos que a informação e a prevenção podem, sim, impedir o avanço da doença, elevando as chances de cura", destacou Roziel.

A ação começou logo cedo e funcionários da Saúde e alunos do Centro de Ensino Técnico  e Superior Capixaba ( Cetesc - Iúna) realizaram o cadastro dos pacientes masculinos, que após a triagem, receberam aferição da pressão arterial e fizeram teste de glicemia capilar, o teste rápido de glicose. Em seguida, todos os pacientes participaram de uma palestra sobre a saúde do homem destacando cuidados no dia a dia, prevenção e tratamento. A palestra foi realizada pelas acadêmicas de Enfermagem da Faculdade Futuro, Rosane Aparecida da Silva, também técnica de enfermagem, e Thaislaine Alves Santos, com a participação do médico Herivelto Leal Faria que ainda realizou atendimentos clínicos em conjunto com o médico Leandro Porcino de Almeida, ambos médicos integrantes da Secretaria de Saúde.

A campanha ainda mobilizou os comerciantes do Município, que em prol da prevenção, enfeitaram suas vitrines destacando a consciência sobre a doença. A campanha Novembro Azul se encerra no próximo dia 30, mas a prevenção continua. Se você é homem e tem mais de 40 anos e, ainda, não se informou sobre o câncer de próstata, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e realize exames para detectar sinais da doença. Vale sempre frisar, a prevenção é sempre o melhor remédio.

Prefeitura Municipal de Irupi: Trabalhando pra você!