Pioneirismo: Jovens Empreendedores são destaque na Apae-Irupi

Secretaria de Educação de Irupi inova e integra alunos da Apae ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

Fomentar a educação empreendedora em conjunto com a inclusão social são ações que andam de mãos dadas em Irupi. A Secretaria Municipal de Educação inova e integra o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) à unidade da Associação de pais e amigos dos excepcionais, Apae-Irupi. De acordo com o Sebrae Espírito Santo, Irupi é o primeiro município no estado a integrar as atividades empreendedoras do JEPP em uma organização como a  Apae.

De acordo com a professora de Atendimento Educacional  Especializado, Elizete Zavarize Griffo, a Apae-Irupi iniciou os trabalhos do JEPP no final do mês de maio e 28 alunos especiais trabalham ações empreendedoras na modalidade temperos naturais.  A diretora da Apae Andresa Cristina Moura Fernandes também explicou que uma horta foi criada para atender os alunos. "Ela conta  que no espaço foram plantados cebolinha, salsinha, hortelã, além de hortaliças como couve, alface e brócolis para que os alunos possam trabalhar e acompanhar  o plantio e colheita.

A horta é um verdadeiro sucesso. Os alunos Joás de Freitas Ribeiro dos Santos, de 11 anos, Gabriel Morgado Dias, de 7 anos, e a aluna Gabriela Vitória da Silva Messias, de 10 anos, fazem planos e estão ansiosos  pela chegada do grande dia, o dia em que todo o trabalho verá o resultado: as vendas dos produtos na III Feira dos Jovens Empreendedores de Irupi.

"Vou vender todos os temperos e com o dinheiro vou ajudar o meu pai a pagar a prestação do nosso carro", disse Joás.  Para Gabriela, a ansiedade maior é para a chegada do dia da Feira. "Quero logo que chega o dia da Feira, para vendermos todas as nossas plantas", declara a sorridente Gabriela.

A Consultora em Empreendedorismo do Sebrae, Rose Moretto, ao lado da Secretária de Educação de Irupi, Fabricia Eler Ramos e da coordenadora do JEPP-Irupi,  Célia Vânia de Souza, visitaram a Apae-Irupi e acompanharam um dia de trabalho dos alunos. A consultora ainda falou sobre o pioneirismo do município integrando à Apae ao programa. "Acompanho o desenvolvimento do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos no município de Irupi, desde a sua implantação em 2013, e posso afirmar que a iniciativa de disseminar a cultura empreendedora vem crescendo ano após ano. Com a inclusão da Educação Especial no JEPP, o município torna-se pioneiro, pois levar a cultura empreendedora para esses alunos é ensina-los a acreditar nos seus sonhos, a confiar no seu potencial e sobretudo a ter atitude", declarou a consultora.

Durante a visita, Rose conta que se surpreendeu com a empolgação dos alunos. "Enquanto eles me mostravam os produtos que estavam desenvolvendo, com uma  empolgação contagiante, eu perguntei o que eles pretendiam fazer com a renda gerada, e um deles me respondeu que queria comprar um carro. Então pensei: E por que não?  Claro que com a renda dos produtos não será possível porque os valores são simbólicos, apenas para que os alunos vivenciem a prática empreendedora, mas a semente está plantada, eles já sabem que para conquistar é preciso sonhar, acreditar, planejar e executar",  enfatizou a consultora.

A Secretária Municipal Fabricia  Eler Ramos, afirma que integrar a Apae ao programa JEPP é só mais uma ação de inclusão que está sendo feita no município. Ela ainda esclarece  que o resultado benéfico não é só para os alunos, mas também para familiares, amigos e profissionais que realizam trabalhos com os excepcionais. "A parceria com a Apae-Irupi nos mostrou que nossos alunos excepcionais são capazes de nos surpreender muito. Afinal de contas, eles nos mostram cada vez mais que superam qualquer dificuldade. O JEPP oferta oportunidades, sonhos e incentivo. Ver a realização e a evolução dessas crianças reafirma que o compromisso com os excepcionais é muito simples, basta ofertar a eles atividades prazerosas e desafiadoras. Todos precisamos de desafios para sermos estimulados, com os excepcionais não é diferente ", finalizou Fabricia.

Sobre o JEPP

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é uma iniciativa bem sucedida do Sebrae São Paulo que atua com a proposta desde 2002. Em 2011 o Sebrae Nacional adquiriu os direitos de uso e licenciamento e disponibilizou sua implementação para todos os Estados. Mas no ES já atuamos com esta metodologia desde 2006.

De acordo com a Analista de Capacitação Empresarial do Sebrae, Fabiola Bravim Lauro, o curso colabora com o cumprimento da missão do Sebrae de “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional”.

"Acreditamos que disseminar a cultura empreendedora no ambiente escolar proporciona o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo em sala de aula, desperta o espírito empreendedor nas crianças, fomentando mudanças no presente e no futuro", acrescentou Fabiola.

O JEPP incentiva o desenvolvimento de comportamentos empreendedores e estimula o protagonismo juvenil, colaborando para o desenvolvimento local, buscando promover uma mudança cultural em relação ao empreendedorismo no Brasil, junto às gerações futuras. O curso está implementado em 25 Estados e em 2014 foi aplicado para aproximadamente 600 mil estudantes em todo país.

No ES estamos atuando na rede pública de 24 municípios e em 10 escolas particulares, totalizando 192 escolas e 35 mil estudantes. É um verdadeiro caso de sucesso do Sebrae/ES, sendo hoje um dos Estados referência e o nosso interesse é conseguir atuar em todos os municípios capixabas.

A III Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos de Irupi será realizada no dia 24 de outubro, sábado, a partir das 9 horas, na praça Central de Irupi.