Secretaria de Saúde discute COAP 2014/2015 no município

Secretaria de Saúde discute COAP 2014 e 2015 no município
A Secretaria Municipal de Saúde de Irupi se reuniu com técnicos e coordenadores da saúde, no último dia 03/10, para discutir as metas de indicadores do Contrato Organizativo de Ações Públicas em Saúde (COAP) para 2014 e 2015. Participaram desta reunião os setores de Planejamento, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Imunização, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Coordenação de Saúde da Família. As metas foram propostas na Oficina de Indicadores do COAP entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, realizada em Cachoeiro do Itapemirim (ES). O COAP tem como objetivo organizar e integrar ações dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos municípios, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários.

As discussões foram realizadas na Secretaria de Saúde de Irupi e conduzidas pelo técnico de Planejamento Sérgio Raposo que, acompanhando o processo de planejamento das ações e pactuação de indicadores, iniciou a plenária explanando sobre o Decreto Federal Nº 7.508 de 2011 e sobre o COAP. O técnico ainda explicou o que são indicadores e a importância da informação para o planejamento das ações e políticas de saúde. Em seguida, foram apresentados os 67 indicadores do COAP, bem como as propostas para a região e as metas sugeridas para o Município em 2014 e 2015.

Mais conquistas para a Saúde de Irupi

Outra conquista para a Saúde de Irupi foi à assinatura do termo de adesão ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), anunciado pela Secretária de Saúde de Irupi, Simone Tiengo. A secretária exaltou a importância da adesão. “As melhorias e a qualidade das ações da vigilância é capaz de aumentar o grau de resolução de problemas sempre acompanhando as necessidades municipais, mantendo as metas e padrões exigidos pelo COAP, e claro, visando sempre o aperfeiçoamento”, explicou.

Entenda o Programa

O PQAVS tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho baseados nos compromissos e resultados expressos em metas de compromissos sanitários de melhorias que o município assume com a saúde da população, conhecido como pactuação de indicadores. O Programa é dividido em duas fases, a assinatura do Termo de Adesão, já firmado no município, e a fase de Avaliação. A segunda fase ocorrerá anualmente no segundo trimestre de cada ano sendo realizada através da extração dos dados existentes no banco nacional do sistema de informação. Em seguida, será comparado resultados obtidos e as metas estabelecidas e a quantificação do número de metas alcançadas para que, assim, seja quantificada a porcentagem de recurso financeiro a ser transferido para o Município.