Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, realiza palestras com os alunos das Escolas do Município

Nesta semana a Prefeitura de Irupi, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou palestra aos alunos da Escolas do Município, para conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos e o descarte correto do lixo.

A equipe da Secretaria, explicou com muita propriedade como devemos descartar o lixo de forma responsável e correto, jamais jogar lixo em vias públicas, nas praças ou em terrenos, pois além de deixar a cidade feia e suja, contamina a água dos rios, lagos.

"O descarte dos resíduos tem que ser de forma separada, dividida em lixo úmido (orgânico) ou lixo seco (inorgânico)", destacou o secretário Felipe Mota.

A coleta seletiva influência de modo direto na hora da reciclagem, devido ao fato de que cada resíduo tem sua maneira correta de ser reaproveitado.

Pensando nisso a Prefeitura de Irupi estará instalando nos próximos dias Lixeiras com as destinações para Lixo Seco e Lixo úmido, para que assim todos possam descartar de forma correta.

A coleta seletiva pode ser feita de forma bem básica, em sua residência. Basta separar o lixo orgânico do lixo seco.

Lixo orgânico é todo e qualquer material que seja de origem animal ou vegetal, ou seja, todo resíduo que venha a decompor é classificado como orgânico. Exemplos são: restos de alimentos, borra de café, ossos, entre outros. Já lixo seco é todo material proveniente de origem industrial, como plásticos, vidro, metal, ou seja, todo material que não seja deteriorado por agentes decompositores.