Seminário técnico sobre a utilização do selo de Denominação de Origem dos cafés especiais produzidos na região do Caparaó

A reunião, teve como principal palestrante Ítalo Fonseca, Tecnólogo em Cafeicultura, representante da Caparaó Jr. do Ifes campus Alegre.

Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Incaper, Banestes, promoveu uma reunião com os Cafeicultores produtores de Cafés Especiais do município, um seminário técnico sobre a utilização do selo de Denominação de Origem dos cafés especiais produzidos na região do Caparaó, dos critérios para adequação do produtor, propriedades e produto ao Caderno de Especificações Técnicas para Aquisição da Denominação de Origem Caparaó”, e “Passo a Passo para a colheita e pós colheita focado na obtenção de produção de cafés especiais. A produção é feita basicamente pela agricultura familiar, com respeito ao meio ambiente e diversos requisitos técnicos que selo envolve.

Irupi está entre os 10 municípios do Capixabas onde os produtores tem autorização para usar o selo como marca, agregando esse valor à produção. Os outros são Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Ibitirama, Iúna, Ibatiba, Muniz Freire e São José do Calçado, além das cidades mineiras de Espera Feliz, Caparaó, Alto Caparaó, Manhumirim, Alto Jequitibá e Martins Soares, onde os cafés produzidos também são contemplados com a Indicação Geográfica (IG) na categoria de Denominação de Origem (DO) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para o café arábica em grãos verdes, industrializado na condição de torrado e/ou moído.

Para o vice-prefeito Paulino Lourenço, que participou da abertura do seminário, o selo abre um novo mercado para o café produzido no município. “Os cafés, em especial, são a nossa principal fonte de renda da nossa população, com esse selo, temos a possibilidade de levar nossos cafés de qualidade para todo o mundo”, afirmou.

O Incaper e a Prefeitura têm se empenhado para estimular a produção de cafés de melhor qualidade. A realização de dias de campo, cursos, reuniões, avaliação sensorial dos cafés, estão entre as ações realizadas. A implantação de selagem através da IG irá valorizar ainda mais os ricos cafés produzidos em nosso município, destacou, o Coordenador do Incaper de Irupi Ediézio Vimercate de Carvalho.