(Educação) Pacto Pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES)

(Educação)
Pacto Pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES)

Projeto piloto pela aprendizagem já está sendo desenvolvido em sala de aula

Alunos do 1º ano da Escola Municipal Sônia Maria Faria Pinheiro (sede) já estão recebendo aulas práticas propostas pela equipe gestora do Pacto Pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), em Irupi, por meio da formação “AçãoALFA”. A capacitação está sendo realizada no município desde o início de julho e pedagogos e alfabetizadores estão sendo preparados para garantir que o PAES seja executado, promovendo qualidade de ensino para os alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental.

O pacto é uma iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino. De acordo com a técnica responsável pela formação em Irupi, Célia Andrade, 33 profissionais da educação estão participando da “AçãoALFA”, com o objetivo de auxiliar, melhorar e fundamentar suas práticas alfabetizadoras, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de suas trajetórias profissionais e acadêmicas. A formação será encerrada no mês de novembro, deste ano. “Os trabalhos da “AçãoALFA” são estruturados de forma que os alfabetizadores estudem em encontros presenciais e não presenciais e tenham a oportunidade em grupo de dialogarem entre seus pares aperfeiçoando e qualificando a prática alfabetizadora”, explicou a técnica.

Em Irupi, as aulas de capacitação acontecem na Secretaria Municipal de Educação ou nas escolas municipais. Na sede da Secretaria, os encontros acontecem com as pedagogas, sempre acompanhada pela técnica responsável e com a presença da coordenadora da “AçãoALFA”, Valdilene Emerick.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Fabricia Eler Ramos, os maiores beneficiados com as ações propostas pelo PAES são os alunos que ganham mais qualidade em sala de aula. “Nosso maior desafio é alcançar bons resultados, estimulando nossos alunos ao estudo. Nossos professores gostam de desafios e conseguem repassar para os nossos estudantes conhecimento. Esses bons resultados passam a ser percebidos quando visualizamos os avanços na aprendizagem de cada estudante”, declarou a secretária.

Na escola Municipal Professora Sônia Maria Faria Pinheiro, a pedagoga Vanessa Belo Menário e a professora Vilma Souza trabalham em sala de aula o projeto piloto desenvolvido pela formação “AçãoALFA”.

Uma das propostas da Educação Municipal para obter uma educação de qualidade é ofertar professores capazes de repassarem em sala de aula propostas mais lúdicas e desafiadoras, garantindo aos alunos mais rendimento com o objetivo de desenvolver mais habilidades de leitura e escrita.