Força jovem Irupiense faz bonito em caminhada contra o Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Com o tema: “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania, por meio do Conselho Tutelar de Irupi, promoveu nesta quarta-feira (31) uma caminhada de mobilização contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Estudantes das escolas do município participaram do movimento que seguiu pelas principais ruas da região Central de Irupi.

Com faixas e flores símbolo da campanha, que relembra os desenhos da primeira infância, associado à fragilidade de uma flor com a de uma criança, os integrantes da mobilização foram recepcionados pela Secretária de Assistência Social de Irupi, Cleides Segal, em frente à Prefeitura. “Infelizmente o abuso sexual contra menores é uma realidade que precisa ser combatida e ainda é um assunto que enfrenta muitas barreiras ao ser discutido. São inúmeros casos em que famílias sabem sobre supostos abusos, mas não têm coragem de denunciar e é isso que queremos divulgar e derrubar essas barreiras”, disse a Secretária durante o encerramento da caminhada.

O Conselho Tutelar de Irupi durante todo o mês de maio participou de ações pelo município. Nas escolas, no comércio, distribuindo panfletos, a campanha divulgou a importância de denunciar o abuso.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

A mobilização ainda contou com a participação do Coral Canarinhos do Caparaó que criou uma música sobre o tema para o evento e a presença especial da Fanfarra Oswaldina Sales Emerick que integra o projeto Educart da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Irupi.

Participação e apoio:
Escola Municipal Professora Sônia Maria Faria Pinheiro
Escola Estadual Bernardo Horta
Apae-Irupi
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Educação

Denuncie
Prevenir e combater essa realidade exige que casos sejam denunciados. Ao saber sobre algum caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar ou a Polícia Militar do município.

Disque Denúncia em Irupi: telefone: (28) 999 92 0031
Disque direitos humanos: número 100.