Sustentabilidade é tema do Dia de Campo em Irupi

Uma produção sustentável que garanta uma colheita de café de qualidade foi o tema central do Dia de Campo “Café com sustentabilidade”, realizado na propriedade do agricultor Hélcio Ribeiro, córrego do Palmital, em Irupi, nesta quarta-feira (26). O evento reuniu quase 50 participantes entre agricultores, técnicos e visitantes.

O Dia de Campo foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Irupi por meio do Incaper – Irupi e contou com o apoio de parceiros como Sicoob, Cetcaf, Coocafé e Governo do Estado. O secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto participou do encontro e conversou com os agricultores sobre mudanças no setor agrícola, sustentabilidade e investimentos feitos pelo Estado. “Nossos agricultores precisam ter total consciência sobre a importância em integrar a preservação da natureza com o trabalho rural. Meio Ambiente e o desenvolvimento na área agrícola devem andar juntos”, disse o Octaciano durante o evento.

As atividades foram divididas entre palestras, visitas técnicas e produção sustentável, destacando assuntos como: tendências do mercado interno e externo de café, preparo correto do café torrado e moído e alternativas de secagem e beneficiamento em terreiro de café enfatizando o processo de colheita e pós colheita. O Secretário Municipal de Agricultura Denilson Calixto disse que a atividade é mais uma oportunidade para que os agricultores possam discutir o assunto e colocar em prática ações sustentáveis. “Os agricultores de Irupi são participativos nestes eventos e também estão preocupados com a preservação do Meio Ambiente. Este evento cumpre esse papel de informar e conduzir à atividades sustentáveis”, disse Denilson.

Participaram do evento: equipe do Incaper – Irupi e Secretaria Municipal de Agricultura, o gerente do Sicoob – Irupi, Manoel Viera Gonçalves, Frederico de Almeida Daher e Marcos Moulin Teixeira, representantes do CETCAF, e o vereador de Irupi Deibson Pedron.