(Febre Amarela) - Vacinas chegam ao município até sexta-feira (20)

(Febre Amarela) - Vacinas chegam ao município até sexta-feira (20)

A prefeitura de Irupi informa aos munícipes que as doses da vacina contra a Febre Amarela podem chegar ao município até nesta sexta-feira (20).  A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, ontem, que 350 mil doses enviadas ao estado, pelo Ministério da Saúde, chegam à Vitória nesta quarta-feira (18). As vacinas serão distribuídas para os 23 municípios que integram uma ação de bloqueio contra a doença. O quantitativo de doses contra a Febre Amarela que serão enviados para Irupi deve ser divulgado pela Sesa, ainda hoje.

Vale ressaltar à população que pode haver algum atraso na entrega das doses, devido a necessidade de condições especiais de transporte das vacinas, mas a previsão está mantida.  “Estamos otimistas que as vacinas estejam no município ainda nesta sexta-feira, diante do fato que existe todo um trabalho e esforço das autoridades para que essas doses cheguem logo aos seus destinos. Nossa Secretaria de Saúde já está se preparando para as imunizações, seguindo todas as orientações de vacinação”, explicou o prefeito em exercício de Irupi, Dr. Leandro Purcino de Almeida.

Ontem, o prefeito em exercício se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde Elidea  Rocha Guimarães e com o chefe de gabinete de Irupi, Bruno Aguiar, para definirem cronogramas de ações que serão realizadas pelas equipes de saúde que atuam no município.

O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício. Pessoas com histórico de reação alérgica à substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também deve buscar orientação profissional.

Confira na imagem as orientações para vacinação contra febre amarela para residentes em área com recomendação da vacina ou viajantes para essa área.

Com informações: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).