Febre Amarela: 4.200 pessoas vacinadas em Irupi em dois dias de campanha

Em apenas dois dias de vacinação contra a Febre Amarela, 4.200 pessoas foram imunizadas no município de Irupi. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço, na noite de ontem, após o encerramento do segundo dia de campanha. As vacinações começaram nessa sexta-feira (20) e acontecem em seis unidades de saúde do município que continuam a campanha nesta segunda-feira (23), se estendendo durante toda a semana até que todas as pessoas, que não tenham contraindicações, possam tomar a vacina.

A medida cautelar tem o intuito de imunizar 37 municípios do Estado, diante da confirmação da morte de macacos com a doença.O prefeito em exercício de Irupi, Dr. Leandro Purcino de Almeida, e a Secretária Municipal de Saúde Elidea Guimarães, percorreram o município nesse sábado e acompanharam os trabalhos das equipes de saúde durante todo o dia. "Estamos diante de uma situação que preocupa a população, mas os esforços de todos os profissionais contribuíram para que esse resultado expressivo de imunizações acontecessem em apenas dois dias. Vamos continuar atuando para que toda a população seja vacinada, formando então uma barreira no município contra a doença", ressaltou Dr. Leandro.

A secretária de Saúde explicou alguns detalhes sobre o trabalho desempenhado pelas equipes de saúde. "É uma vacina que exige cuidados específicos,  principalmente com o armazenamento. Todas as pessoas vacinadas precisam passar por uma triagem para saber se enquadra ou não nas recomendações de vacinação do Ministério da Saúde e mesmo com a necessidade deste cuidados conseguimos vacinar um grande número de moradores. Os trabalhos continuam na próxima semana, com o mesmo esforço deste início de campanha ", detalhou Elidea.

A campanha de vacinação no município retorna nesta segunda feira (23) com atendimentos das 8h às 11h e 13h às 15h nas unidades PSF Carolino Barbosa, PSF Santa Cruz, PSF São José e Posto de Apoio Barra Grande, PSF Santa Rosa e Sala de Vacinas (sede), em frente a Secretaria Municipal de Saúde. Podem vacinar crianças acima de 6 meses até pessoas com 59 anos. Moradores acima de 60 anos só podem vacinar com apresentação de laudo médico.Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas, assim como pessoas portadoras de doenças imunológicas, HIV (AIDS) e câncer.

Saiba mais sobre os critérios de vacinação nos quadros abaixo: