Irupi é a 2ª cidade que mais investe na Educação no Estado com 51,62 % de investimentos

O percentual de investimentos na Saúde chega a 30,23% quando o mínimo exigido por Lei é de 15%.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES)

O Jornal ATribuna publicou, nesta segunda-feira (12), uma matéria destacando o município de Irupi como o 2º colocado no Estado no ranking de percentual de investimentos na educação. Já na Saúde, o município ocupa o 9º lugar no ranking de investimentos. Os dados foram divulgados nesta semana, pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE_ES) publicados no portal CidadES – Controle Social. O portal de transparência do TCE é mais uma ferramenta que irá garantir a transparência das informações de todos os municípios do Estado.

De acordo o TCE, Irupi investiu na Educação 51,62% do percentual de investimentos, quando o mínimo é de 25% exigido pela Constituição. Já na Saúde, o município investiu 30,23% , o mínimo exigido é de 15%. Na colocação do ranking de investimentos na Saúde, Irupi ocupa o 9º lugar entre os 78 municípios do Estado. Conforme o TCE, os dados destes indicadores são referentes a 2016 e os dados foram enviados pelo município até o mês de agosto.

No Estado, 28 cidades não aplicaram o percentual mínimo do valor arrecadado com impostos exigido pela Constituição e investem menos nas áreas da Saúde e Educação.

Resultados

Como o resultado de investimentos crescentes na Educação, os alunos das escolas municipais garantiram um índice positivo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado referente ao ano de 2015 divulgado no último mês de setembro. No Ensino Fundamental (anos iniciais - 4º ao 5º ano) o crescimento foi de 1,2 pontos, alcançando 5,7 pontos na avaliação final. Este resultado bateu a meta projetada para no ano de 2019 onde o índice projetado é 5.5 pontos.

Obras também foram alguns dos investimentos realizados pela Prefeitura de Irupi na pasta. Creche Municipal do Distrito de Santa Cruz e a Construção da Creche Municipal da sede, em andamento, além de investimentos na área pedagógica e inovação por meio de projetos em salas de aulas garantem o maior crescimento e o desenvolvimento no setor educacional de Irupi.

Na área da Saúde, no último mês de julho, uma Unidade Básica de Saúde “Carolino Barbosa” foi inaugurada no bairro que leva o mesmo nome da Unidade. Para a Construção da UBS foram investidos um total de R$ 512.460,00, em uma área de 302,63 m2 com sala de recepção e espera, três consultórios, sala de inalação, consultório odontológico, sala de observação, sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de curativos além das salas essenciais.