Secretaria de Educação

Educador Weber Muller participa do encerramento do III Seminário do PNAIC em Irupi

Profissionais da educação de Irupi encerraram na noite de ontem o III Seminário do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Seminário foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a palestra do convidado especial, o educador Weber Muller.

O PNAIC tem o compromisso  de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Irupi, o pacto é coordenado pela educadora Valdilene Emerick e começou a ser ministrado em 2013. Este ano, 32 educadores participaram do programa.

A Secretária de Educação de Irupi, Fabrícia Eler Ramos, destacou que os resultados do PNAIC já são apontados pelos pais e educadores e frisou a importância da dedicação dos professores. “Para alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças na idade certa é necessário professores motivados, dedicados, bem preparados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar. Estamos fechando um ciclo que segue em sua terceira edição e, até o momento, só temos que comemorar os resultados que obtemos em sala de aula”, afirmou Fabrícia.

Educador Weber Muller

Durante o encerramento do PNAIC, um ponto alto do seminário foi a realização da palestra sobre educação em sala de aula, ministrada pelo educador Weber José Vargas Muller. O educador que possui um currículo extenso é também poeta, cronista, ensaísta autor de artigos de opinião, colunista, com forte atuação e militância político-social. Weber, muito aplaudido pelas professoras que participaram do seminário, destacou diversos assuntos, priorizando temáticas que incentivam ao hábito da leitura de forma prazerosa no cotidiano dos alunos.

Weber Muller também foi Secretário Municipal de Educação de Guaçuí e Superintendente Regional de Educação da Microrregião do Caparaó. Com dois livros lançados, Similitudes Poéticas e Reticências Caleidoscópicas, o educador já trabalha no lançamento de mais dois novos livros para 2016.

Confira a seguir um pouco da trajetória do autor no universo da educação.

Como foi receber o convite para participar do III Seminário do PNAIC em Irupi?

Weber Muller - Conheci a Secretária de Educação, Fabrícia Eler Ramos, durante a entrega da Medalha Paulo Freire,  em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa, em Vitória, e a partir desse encontro começamos a estreitar os laços de amizade. Eu tenho um carinho muito grande por Irupi, desde quando trabalhei como Superintendente, e acompanhando os trabalhos da educação realizados em toda a região do Caparaó, me senti muito honrado ao ser convidado para ministrar uma palestra sobre um assunto que me acompanha em todos os momentos da minha vida, seja no trabalho, no lazer, nos meus livros.  É um prazer enorme integrar esse Seminário.

Você possui dois livros lançados, já está trabalhando em novos livros?

Weber Muller - Sim, tenho dois trabalhos em produção, um é o livro Horas Vargas e o Epifanias um livro de crônicas com mensagens cristãs. É um livro que versa sobre coisas do dia a dia, fatos corriqueiros, mas são crônicas com mensagens cristãs levando o leitor a uma reflexão. A ideia é que os livros sejam lançados já em 2016.

A região do Caparaó, com suas riquezas culturais e diversidade, é uma grande inspiração para os seus livros?

Weber Muller - A região do Caparaó por se só, pela sua beleza, pela sua riqueza, pela característica da nossa gente, a nossa cultura, a nossa identidade,  são fatores essenciais para estruturar a essência dos meus livros. Eu tive o privilégio de conhecer a região do Caparaó por ter exercido  o cargo de Superintendente Regional, então tive a oportunidade de me integrar, ainda mais, a região.

O que é mais importante destacar no cotidiano dos estudantes, por meio dos professores, em sala de aula?

Weber Muller - A importância da escrita e da leitura. Acho que os temas devem ser trabalhos dentro de um enfoque de alegria. No nosso cotidiano são tantos momentos simples e que causam pequenas alegrias e que acabam passando despercebidos. Se juntássemos todos esses pequenos momentos e alegrias, nós teríamos uma vida melhor e com muito mais alegrias. Incentivar a escrita e a leitura, por meio da alegria e de ações simples, podem facilitar muito o trabalho do professor e incentivar esse bom hábito entre os alunos.

O que é aprender e ensinar pra você?

Weber Muller - Aprender é um ato cotidiano, você precisa estar sempre lendo, estudando, buscando novos conhecimentos. É você buscar melhorias para se tornar um ser humano melhor todos os dias. Ensinar é aprender e aprender é ensinar. Ambos pedem dedicação, amor, compartilhamento e partilhar esse conhecimento, informações também necessitam de um cuidado específico. Um simples gesto, ou uma simples frase podem não ser sensível ao outro e um educador pode gerar um trauma a uma criança, em um momento de aprendizagem. Ensinar e aprender se completam.