Escola de Irupi representa o Estado no I Seminário Brasil Literário

A Escola Estadual Bernardo Horta passa por reformas para receber os alunos de Santa Cruz e São José garantindo mais qualidade de ensino

Escola de Irupi representa o Estado no I Seminário Brasil Literário

Com o intuito de divulgar que a leitura e leitor não têm idade, cinco estudantes da Escola Estadual Bernardo Horta, em Irupi, receberam o convite para participar do I Seminário Brasil Literário, realizado no Rio de Janeiro, representando o Estado do Espírito Santo. O evento aconteceu entre os dias 02 e 03 de dezembro na Casa de Rui Barbosa, em Botafogo.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Adileusa Moura, a participação dos alunos irupienses no I Seminário aconteceu após os trabalhos realizados com os alunos do Município por meio da Feira Literária de Irupi que realizou, neste ano, a sua segunda edição. Conforme a professora, um núcleo de literatura foi formado na escola com o objetivo de promover e compartilhar experiências e leituras e é formado apenas por jovens leitores.  A formação do núcleo é uma atividade proposta pelo Movimento Brasil Literário que hoje possui 26 núcleos espalhados pelo Brasil, sendo o núcleo de Irupi o único no Estado do Espírito Santo.

“Acredito que nossos estudantes tiveram com a participação no Seminário uma experiência única, pois puderam sentir que a leitura e a busca pelo conhecimento abrem novos caminhos. Para nossos alunos foi uma realização de um sonho”, declarou Adileusa.

Escola

A Escola Estadual Bernardo Horta segue incentivando os seus alunos e investindo no campo da Leitura. A segunda Feira Literária de Irupi (Flir) foi realizada no último mês de julho destacando artistas nordestinos.  Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação de Irupi destacou a importância dos trabalhos realizados na instituição. “A Feira proporciona para os nossos estudantes a oportunidade de conhecimento através da arte, tornando possível uma convivência mais prática e prazerosa dentro da escola. São projetos como esse que geram um intercâmbio entre as escolas e proporcionam aos nossos estudantes irupienses mais um incentivo para continuar estudando”, afirmou Fabrícia.

O Prefeito Carlos Henrique parabenizou os alunos irupienses e destacou a importância da escola para o Município.  “Nossos estudantes estão saindo do ensino fundamental e entrando para o ensino médio ofertado pela escola Bernardo Horta já integrados com um trabalho que incentiva os nossos alunos a buscarem a diversidade dentro do ensino. Seja através da arte, da música, da dança, da leitura, e por meio dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Em Irupi, temos projetos fantásticos sendo desenvolvidos. Temos a Feira Afro-Brasileira, temos a Feira do JEPP jovens empreendedores, temos a Flir e muitos outros projetos desenvolvidos no Município que agregam uma educação de qualidade e renovada”, destacou Carlos Henrique.

O prefeito ainda frisou sobre os investimentos que foram feitos no município para melhorar anda mais a qualidade das escolas de Irupi. Só no Bernardo Horta foram investidos R$ 5,6 milhões na reforma da escola, em parceria com o Governo do Estado. Já nas Escolas Municipais reformas e ampliações também já começaram a ser realizadas.

Com as obras, a Escola Estadual Bernardo Horta contará com 19 salas de aula; laboratório de informática; laboratório de ciências; biblioteca; vestiários; pátio descoberto; quadra poliesportiva com palco e camarim; depósito; refeitório; setor de serviços completo (cozinha, almoxarifado, depósito de material de limpeza, estoque, área de serviços, vestiário, casa de gás) e setor administrativo completo (secretaria, diretoria, sala do pedagogo, coordenação, depósito e sala de professores). A previsão é que toda a obra seja concluída no primeiro semestre de 2016.

Reorganização do Ensino Médio

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a escola já está sendo preparada com toda a estrutura necessária para receber os alunos do campo. No último mês de novembro a Superintendência de Educação se reuniu com pais e alunos dos distritos de São José e Santa Cruz para anunciar a mudança. Conforme a Sedu, a Escola Santa Cruz, localizada no Distrito de Santa Cruz, e a Escola Pastor Adilson Bento de Freitas, localizada à Vila de São José, atualmente, funcionam em um prédio da prefeitura municipal. Com a previsão de poucas matrículas para 2016, reuniões foram realizadas com a comunidade e as famílias para discutir sobre a transferência dos estudantes para a Escola Bernardo Horta, localizada a 7 km da Escola Pastor Adilson Bento de Freitas e 9 km da Escola Santa Cruz, sendo garantido o transporte escolar e melhores condições de espaço físico e pedagógico para alunos e professores.

Governo investe R$ 5,6 milhões na reforma da Escola Estadual Bernardo Horta

O prefeito Carlos Henrique, em recente visita à escola Bernardo Horta,ao lado do diretor escolar Jacy Silveira Nunes, acompanhou o andamento das obras na instituição.

Os alunos do 2º ano vespertino: Alvaro Luiz Cruz Cazati, Erick de Castro Oliveira, Guilherme Nascimento Faria, Samuel Soares de Souza Jr e Willian de Souza Pontes durante fotos feitas no I Seminário Brasil Literário.