Diversificação na Agricultura

Prefeito Carlos Henrique visita plantações em Irupi

Dando continuidade as visitas nas áreas de cultivo do município, o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck visitou a propriedade do agricultor Juares Ferreira da Silva, no Córrego Santa Clara município de Irupi. A propriedade conhecida como Sítio 2 irmãos – Recanto do morango também  começa a diversificar inserindo a plantação de uva.

O prefeito acompanhado do secretário de Agricultura ,Herivelto Carvalho, e do secretário de Obras, Eliomar Chuengue, visitou diversos pontos de cultivo sendo plantações de hortaliças e frutas. A equipe também conheceu todo o processo de manufatura de produtos derivados da propriedade. A família do agricultor Juares  está se especializando na produção de produtos como geléia e licor feito com frutas típicas da propriedade como:  morango, uva, laranja, entre outros. A esposa do agricultor, Iná Almeida de Matos Silva e o filho do casal Diego Silva ainda produzem queijo, broas, bolo, pães e tudo que possa agradar os visitantes.

Segundo informações do agricultor, a produção é artesanal e o casal está sempre participando de capacitações no município e investem na diversificação para atrair o turista. O prefeito Carlos Henrique degustou alguns dos produtos e garantiu a qualidade das delícias produzidas na propriedade.  De acordo com o prefeito, algo que também chamou a sua atenção foi o cultivo da uva. “Isso revela a influência do empreendedorismo de uns influenciando outros agricultores, saindo de sua zona de conforto e buscando alternativas para ampliar seus negócios”, declarou Carlos Henrique.

A família ainda conversou com o prefeito sobre o programa “Mais Máquinas no Campo” e sobre as mudanças após o atendimento na região. “Após o programa Mais Máquinas o nosso trabalho aqui na propriedade melhorou muito. É um atendimento eficiente, com preços acessíveis o que nos deu mais tranqüilidade e coragem para diversificar a nossa lavoura”, afirmou Diego Silva.

A equipe da prefeitura de Irupi ainda aproveitou para comprar produtos para levar para a casa. Geléia, licor, queijos foram alguns dos produtos encontrados na propriedade. “Só temos que parabenizar mais esta família de Irupi. São pessoas criativas, muito receptivas aptas para receber visitantes e turistas em nossa região”, finalizou Carlos Henrique.

Na última semana, o prefeito de Irupi Carlos Henrique Emerick Storck ainda visitou uma plantação de uva, próxima à sede do município, do agricultor João Marçal. Na ocasião, ele aproveitou para conversar com o produtor sobre a relação custo-benefício deste tipo de cultivo em nossa região.

Segundo informações de João Marçal, o cultivo de uva, na região de Irupi, é totalmente viável principalmente pelo aspecto do clima e da qualidade de nossas terras. O agricultor tem sido um dos precursores na diversificação da agricultura no município, fazendo investimentos na diversificação tanto do café, que é o principal produto cultivado no município, quanto na produção de vários gêneros alimentícios hortifrutigranjeiros.

Ao final da visita, o prefeito Carlos Henrique fez questão de parabenizar o agricultor João Marçal pela sua coragem e pelo seu espírito empreendedor.

Ainda de acordo com João Marçal, a produção média do parreiral é de aproximadamente 10 quilos por pé de uva, sendo que, inicialmente, o agricultor plantou cerca de 1700 pés da fruta, gerando uma perspectiva de receita de aproximadamente R$ 60 mil por ano.