Saúde dos olhos

Projeto Visão atende 400 pessoas em Irupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Irupi, em parceria com a Associação de Servidores de Empresas Públicas e Privadas do Centro Norte de Minas (ASFENORTE), realizou no mês de agosto, o Projeto Visão em Irupi. No total, 400 moradores do município realizaram consultas gratuitas de exames oftalmológicos.

Com a presença de um médico oftalmologista e um técnico optometrista  foram feitos exames de fundo de olho e retinologia. De acordo com o representante da ASFENORTE, Ubiraci Pereira, em casos de  procedimentos cirúrgicos, como casos de catarata, por exemplo,  o médico também efetuou o encaminhamento médico. Ainda participaram da ação agentes comunitárias de Irupi, equipe de estagiários do Centro de Ensino Técnico e Superior Capixaba (CETESC) de Iúna e colaboradores da ASFENORTE.

De acordo com a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família de Irupi, Dayanna Cecilia e Silva Almeida, para as pessoas que necessitaram de óculos e quiseram realizar a compra, a ASFENORTE ofereceu vários modelos modernos e mais baratos com facilidade de pagamento. Os exames foram realizados nos dias 15 e 16 de agosto. "Atendemos muito além da demanda reprimida que tínhamos no município, incluindo a sede e os distritos de São José, Barra de Santa Rosa e Santa Cruz", explicou Dayanna.

O Secretário Municipal de Saúde de Irupi, Roziel Estevão Olavo, acompanhou a ação no município e falou sobre a importância do Projeto Visão. "O resultado do projeto em Irupi foi só um: sucesso. Acredito que todos se sentiram contemplados.  No nosso município centenas de pessoas foram beneficiadas com a realização de um exame completo que não ficaria barato sendo feito na rede particular. O trabalho que estamos fazendo, buscando parcerias com entidades, só tem um intuito, que é oferecer melhores condições de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde", finalizou Roziel.

Os óculos adquiridos, através da ASFENORTE serão entregues no dia 17 de setembro, no Posto de Saúde da Família (PSF), distrito de Santa Cruz, de 9h às 13h.