Prefeitura de Irupi investe na Associação de catadores e coopera na busca por recursos do Estado

O lixo hoje em todo o país é um dos principais desafios dos governos na área de gestão sustentável. Conscientizar a população e diminuir o crescimento do lixo é uma atividade entre os principais trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Irupi.  O prefeito Carlos Henrique Emerick Storck está empenhado nessa tarefa. No fim do mês de março, acompanhado da diretoria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Irupi/ES (ASCOMPI), o prefeito esteve na sede da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), em Vitória, em busca de recursos para o beneficiamento do lixo reciclável de Irupi. Durante a visita, a equipe da associação teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pela Aderes com catadores de todo o Estado.

MEIO AMBIENTE

A grande função da ASCOMPI, é contribuir em parceria com a iniciativa pública e privada na proteção e valorização do meio ambiente. Assim, as atividades irão refletir no desenvolvimento social e econômico do município. Para que essas ações se tornem uma realidade, o trabalho começa através da coleta de materiais recicláveis, que podem ser reaproveitados para a produção de novos itens de consumo.  E para cumprir essa tarefa louvável, é necessário recursos. O governo municipal e a ASCOMPI estão em busca de financiamentos, através do Governo Estadual entre outras parcerias, para ampliar a compra de materiais e equipamentos para a associação. “A ASCOMPI é um projeto que envolve recursos, e hoje é fundamental esta criação, já que temos que trabalhar ações que protejam o  Meio Ambiente. Além disso, é uma nova oportunidade de geração de renda para o município. A Prefeitura Municipal está dando o suporte necessário para que esta associação cresça e até mesmo se torne uma referência para outros municípios da região. Só que infelizmente, só a administração municipal não consegue manter esta instituição até que ela consiga seguir sem um apoio financeiro”, afirmou o prefeito Carlos Henrique.

IRUPI: Coleta de Lixo Reciclável é realizada duas vezes por dia

A boa notícia é que a ASCOMPI já é uma realidade e funciona no município com o total apoio da Prefeitura, que se compromete com as despesas do aluguel e contas fixas do galpão, equipamentos de trabalho para as equipes, além de emprestar um trator para a coleta de recicláveis. A associação é composta por 8 associados.

A Coleta é realizada pela Associação de segunda a sexta-feira a partir das 8 horas e na parte da tarde a partir das 15 horas. No sábado, a coleta começa a partir das 16 horas. A ASCOMPI possui um galpão para onde o material recolhido é encaminhado. Após passar por uma triagem, o lixo é vendido para indústrias que reutilizam o material na fabricação de novos produtos.

Conforme o presidente da Associação, Ezequiel Paulino da Silva, os benefícios da associação são diversos. “ Hoje em Irupi recolhemos diversos tipos de matérias que são 100% reaproveitados para a reciclagem. Com essa atividade estamos  trabalhando para proteger à saúde pública e o meio ambiente”, explicou o presidente.

De acordo com Diretora de Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Irupi, Leci Gonçalves, a associação ainda passa por processo de implantação. “A associação já está trabalhando dentro dos parâmetros legais e segue agora na implantação da divulgação dos trabalhados. A tarefa agora é conscientizar a população".