Gestantes participam de palestra sobre cuidados com a higiene bucal

A Prefeitura Municipal de Irupi, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve várias palestras para orientar e alertar a população sobre os cuidados com a saúde. Dentro desses projetos, o cirurgião dentista, Giovani Barreto, tem desenvolvido um trabalho com as gestantes do município, sobre cuidados com a higiene bucal. O programa é realizado desde 2010 seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Espírito Santo.

As palestras são agendadas pela equipe da Secretaria de Saúde e são realizadas nos Postos de Saúde de Irupi. As orientações acontecem através de uma palestra interativa voltada para gestantes, lactantes e para mães de bebês com idades entre 0 a 2 anos. Após participarem das atividades, a gestante ainda será encaminhada para fazer mais  quatro consultas com um dentista durante a gravidez. Três meses após o parto,  a paciente ainda tem direito a mais um atendimento.

O cirurgião dentista Giovani Barreto explica  que o mais  importante é orientar as gestantes a buscarem o acompanhamento odontológico do bebê em idade precoce, levando  a  criança ao consultório a partir dos seis meses de idade.  De acordo com o dentista, seguindo essas orientações,  a criança vai se acostumando com o ambiente, com os profissionais e com os procedimentos odontológicos.

O dentista também explica sobre a importância de se seguir as orientações e as consultas  sem interrupções.  "Quando os pais ou os responsáveis dão continuidade ao programa a criança certamente mantém sua rotina de cuidados com a saúde bucal, reduzindo o risco de caries e também faz com que as funções de mastigação, deglutição respiração e fonética estejam bem coordenadas de modo que a criança possa viver mais saudável. É sempre bom prevenir para que a criança não sofra, nem fique com traumas tornando a ida ao consultório odontológico uma pratica saudável e prazerosa.  Além  disso, é bom frisar para as gestantes sobre a importância dessas consultas, não existindo nenhuma contra indicação. Os procedimentos realizados no consultório são sempre voltados para a saúde da gestante.", esclareceu.

Os cuidados para manutenção de dentes saudáveis são os mesmos tanto para as gestantes, quanto para mulheres não grávidas.

Confira algumas dicas do dentista Giovani Barreto

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia (após as refeições) para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes;

Usar fio dental diariamente, pois é importante a remoção da placa bacteriana que fica entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova dental não alcança;

Evitar consumir alimentos com muito açúcar ;

Para manter o hálito puro, escovar também a língua, pois as bactérias ficam alojadas nela;

Visitar o dentista regularmente e pedir uma limpeza dos dentes.