Mais de R$ 6,4 milhões são investidos na educação em Irupi

De "casa" nova. É assim que os alunos do município de Irupi irão se sentir após a conclusão das obras de reforma das Escolas Bernardo Horta, Sônia Maria, Valdecy Afonso Moreira e com a construção da creche do Distrito de Santa Cruz. Na última sexta-feira, o prefeito Carlos Henrique Emerick Storck recebeu autoridades do Estado e convidados para assinar a ordem de serviço, através de convênio, que garante a reforma das escolas. No total, são mais R$ 6 ,4 milhões de investimentos com as obras destinadas à educação.

Durante a solenidade, assinaram a ordem de serviço o diretor geral do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz César Maretto, a superintendente de Guaçuí, Inacélia Alves,o deputado estadual Glauber Coelho, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Schuab,  e o prefeito de Irupi, Carlos Henrique Emerick Storck. O governador do Estado, Renato Casagrande, que era aguardado para participar da solenidade, não pode comparecer ao evento. Por causa do mau tempo, o helicóptero que trazia o governador não conseguiu pousar no município.

Após a cerimônia de assinatura, o prefeito Carlos Henrique agradeceu as autoridades presentes e parabenizou o governo pelo belo trabalho que está sendo feito pelo Estado e também na região do Caparaó.   Carlos Henrique não poupou elogios e especificou algumas das qualidades do governo estadual. "É um governo sábio, democrático, participativo e que garante investimentos igualitários para as regiões do Estado", afirmou o prefeito.

Ainda durante a fala, o prefeito enumerou novos trabalhos que serão feitos pela prefeitura, em parceria com o Estado, como o recapeamento do asfalto até o município de Iúna, assinatura do convênio que garante investimentos de R$ 3,7 milhões  na construção do Ginásio da cidade, entre outros convênios em que a prefeitura trabalha para concretizar, como a construção da praça saudável e projetos como "Campo Bom de Bola", através de repasses voluntários do Estado. Serão mais de R$ 5 milhões em convênios, até o momento, para o próximo ano.

O prefeito ainda  aproveitou o momento para descontrair brincando com os convidados que participaram da solenidade. "Aqui em Irupi agente chora bastante, e estamos trabalhando e buscando investimentos, sem medir esforços,  sempre pensando em melhorar o município", finalizou o prefeito.

Ampliação

As obras da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Horta contará com 19 salas de aula; laboratório de informática; laboratório de ciências; biblioteca; vestiários; pátio descoberto; quadra poliesportiva com palco e camarim; depósito; refeitório; setor de serviços completo (cozinha, almoxarifado, depósito de material de limpeza, estoque, área de serviços, vestiário, casa de gás) e setor administrativo completo (secretaria, diretoria, sala do pedagogo, coordenação, depósito e sala de professores).

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Sônia Maria Pinheiro serão reformados duas salas de aula, area de circulação,cozinha, área de serviço ,despensa, depósito, sala de informática, apoio, almoxarifado, circulação, sala de professores, diretoria e coordenação.

Em São José, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Valdecy Afonso Moreira serão quatro salas ampliadas, duas áreas de circulação, reforma de três banheiros e uma escada de acesso.

Texto: Jaqueline Araújo

crédito fotos: Izaque Tadeu