Irupi recebe os marcos da Rota Imperial

Do lado capixaba, o município se orgulha de ser o único em que sua principal avenida, na sede, é exatamente por onde a rota passa

Irupi começou a receber os marcos da Rota Imperial da Estrada Real. Dos 384 previstos no Espírito Santo, 49 serão implantados no município. O projeto está na fase final das demarcações e, nesta sexta-feira (10), o engenheiro responsável fará uma vistoria em Irupi. O projeto é um convênio entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo- Findes, gestora do Instituto Rota Imperial- IRI, e o Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Turismo.

A Rota Imperial foi a via utilizada para escoamento do ouro das minas gerais na época do império. São mais de 300 anos de história e 180 atrativos turísticos, um a cada três quilômetros. O percurso destaca as potencialidades dos dois Estados e promete uma nova rota que esconde, além da rica culinária de ponta a ponta, paraísos ecológicos, cachoeiras, montanhas e patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos.

O marco zero é o Palácio Anchieta, em Vitória, com chegada em Ouro Preto (MG), passando por 14 municípios capixabas e 17 mineiros. No Espírito Santo, além de Irupi fazem parte: Vitória, Cariacica, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Ibitirama, Ibatiba e Iúna.

De acordo com Luiza Maklouf, gerente do IRI, foi historicamente comprovado que Irupi é o único município do lado capixaba em que sua avenida principal, a João Costa, na sede, se trata, de fato, do trajeto utilizado por Dom Pedro II para chegar à Santa Leopoldina. O conjunto arquitetônico das fazendas da zona rural de Irupi, inclusive com exemplares de estuque, técnica construtiva muito utilizada na zona rural nos séculos XIX e XX, é o encanto da Rota no município.

Ao longo do mês de maio, o último trecho da demarcação será finalizado pela empresa responsável pela obra- Miranda Serviços e Empreendimentos Ltda. As instalações iniciaram em dezembro de 2012 e, hoje, esse caminho e essa história resgatada, já podem ser vivenciados e descobertos pelos turistas.

O trecho já finalizado é o de Santa Leopoldina à Alto Rio Ponte (Domingos Martins). Os marcos estão colocados a uma distância média de um quilômetro entre um e outro. O material é concreto armado com placas de chapa de aço e tem 2,20 metros de altura, trazendo informações diversas sobre as localidades.

Em Irupi, as demarcações começam no trecho da ES-379, entre o município e a sede de Iúna, e continuam na mesma rodovia no caminho para a BR-262 pelo Distrito de Santa Cruz.

Núcleos municipais vão envolver estudantes

Segundo Luiza Maklouf, gerente do Instituto Rota Imperial, “esse é um projeto que ainda está nascendo e a conquista dos marcos é realmente um passo importante para dar prosseguimento a outros projetos que virão em consequência da Rota Imperial.”

Quanto à divulgação nas comunidades ao longo da rota, Maklouf afirma constar no planejamento para um segundo momento do projeto. “Sabemos dessa demanda por informações no interior, e o planejamento inclui trabalhos nas cidades, como por exemplo, um projeto ainda em formulação, que é a criação de Núcleos Municipais da Rota Imperial envolvendo escolas e alunos”, disse a gerente.

As propriedades rurais também estão no foco das ações e estarão no programa de incentivo à agroindústria, da modalidade de hospedagem “cama e café” e no emplacamento das propriedades que pertencem à Rota Imperial.

Em breve os prefeitos de todos os municípios serão convidados para a solenidade de abertura oficial da Rota e também vai acontecer uma expedição com a participação dos conselheiros da Findes.

Cavalgadas, rally e outros eventos na programação

Outra meta do Instituto é a realização de eventos na Rota Imperial. Corridas, caminhadas, cavalgadas, rally, motocross e ciclismo vêm por aí. A Findes, por meio do IRI, se organiza para captar eventos esportivos dos calendários estadual e nacional.