Dia D contra a dengue mobiliza toda a população

Irupi uniu forças para combater a dengue. Na última sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde mobilizou centenas de moradores em diversos pontos da cidade para conscientizar sobre os cuidados com a doença. Com três casos confirmados de dengue de seis notificações, o município abraçou a campanha do Governo do Estado para fazer um alerta geral à população.

Em um trio elétrico, a equipe da Secretaria de Saúde, acompanhada por uma multidão formada por agentes comunitários de saúde, funcionários das vigilâncias ambiental, sanitária e epidemiológica e alunos das escolas Bernardo Horta (Sede) e Eni Leal Machado (Santa Cruz), saiu pelas ruas para divulgar a campanha, encontrando apoio em todas as residências, comércios, e oficinas. O evento começou na Sede, passando pelo distrito de Santa Cruz, trevo de Santa Cruz e distrito de São José.

À tarde, os grupos se encontraram na praça principal de Irupi onde um stand foi montado para receber a população e prestar esclarecimentos. No local, os moradores tiveram acesso à uma casa fictícia, onde os agentes mostraram a possibilidade de contaminação pela dengue em diversos cômodos.

Outra curiosidade foi um experimento da Funasa que mostrou o ciclo evolutivo do mosquito Coolex, idêntico ao do Aedes Aegipty, transmissor da dengue. Além dessas ações, a Secretaria de Saúde espalhou 14 armadilhas no município e distribuiu máscaras do “mosquito” para as crianças. O encerramento foi durante a Feira Gastronômica, à noite, que fez da campanha o tema da vez.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Aldo Lucio Ribeiro, a Vigilância Sanitária continuará intensificando o trabalho de campo, com visitas em todas as residências. Outras campanhas estão confirmadas para este primeiro semestre.