CAMPANHA #IRUPIMOSQUITONÃO

CAMPANHA  #IRUPIMOSQUITONÃO

Com a proximidade do verão e a intensificação das chuvas, mais uma vez, é hora de atuar na eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e febre Chikungunya. Nesta sexta-feira (02/12) é o dia Nacional de Combate ao Mosquito. Em todo o país, ações integradas e simultâneas em articulação com prefeituras, governos estaduais e a população irão atuar no combate ao mosquito.

Neste momento, o trabalho é individual e o resultado é coletivo, ou seja, milhões de pessoas estarão protegidas com o seu ato e a mobilização de toda sociedade. A melhor arma para combater o mosquito é a conscientização da população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes Aegypti.

Este Dia Nacional de Combate ao Mosquito busca ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito. A ação do Dia Nacional de Combate ao Mosquito conta com a participação de todos os ministros de Estado e demais autoridades do governo federal, além dos governos estaduais e municipais.

Então, dia de faxina é todo dia. Nesta sexta-feira, e cada novo dia, faça sua parte e ajude o município de Irupi a combater o mosquito. #irupimosquitonão

“Eliminar os focos do mosquito é a melhor forma de combater o problema”
- “A responsabilidade é de todos nós; cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida”.

“Faça a sua parte e vamos ao combate”.

Participe e acompanhe os trabalhos realizados no seu município.
Prefeitura Municipal de Irupi: aqui tem trabalho!

DICAS IMPORTANTES

O principal instrumento para combater o mosquito Aedes está em nossas mãos e exige o esforço simples de todos os brasileiros: o cuidado permanente e contínuo em nossas casas, nos locais de trabalho, nas escolas, nos logradouros públicos, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito.

Se cada um dos brasileiros utilizar uma parcela do seu tempo diariamente, inspecionando o seu próprio ambiente doméstico e de trabalho, o combate ao Aedes terá êxito.

É importante destacar que, para erradicar o mosquito Aedes e os possíveis criadouros, é necessária a adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada.

Quinze minutos de vistoria são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito.

O vírus Zika é um problema mundial e o Brasil está fazendo a sua parte. Juntos, Governo Federal, em parceria com estados e municípios, estão adotando diversas medidas que visam a proteger todos contra o mosquito Aedes.

Enquanto ainda não se tem disponível no mundo uma vacina para o vírus Zika, a destruição dos criadouros é a única forma de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças.

Não faltarão recursos para reverter a epidemia do vírus Zika. O governo federal está colocando todos os recursos financeiros, tecnológicos e humanos necessários nessa luta em defesa da vida.

O governo vai fazer tudo para proteger as gestantes, mães e apoiar as crianças afetadas pela microcefalia e suas famílias. As redes de saúde e de assistência estão sendo preparadas para cuidar dessas crianças e amparar os familiares.

É hora de provar mais uma vez, que o Brasil é forte, tem um povo consciente, e não será derrotado por um mosquito, que transmite o vírus Zika. O remédio mais eficiente, disponível e ágil é combater o Aedes. Sem mosquito, não há ameaça.

Informações: Governo Federal