Notícias
Empreendimentos Rurais de Irupi
Por Assessoria de Comunicação
Café Montanhense
O casal de produtores rurais Maria Aparecida Costa Matos e Lucindo de Matos, moradores do Córrego Santa Clara trabalham na produção de café. Os empreendedores afirmam que o investimento na torrefação ainda está em fase de crescimento, mas o casal conta que já fornece café para a cidade de Macaé, RJ, revendem em supermercados de Irupi e órgãos públicos da região. “Estamos avançando devagar, estudando as oportunidades que vão surgindo. Hoje percebemos que existe um grande espaço para a produção de café de qualidade, estamos trabalhando para investir, ainda mais, na qualidade do nosso produto”, explicou Lucindo.
Preto do Artesanato
Antônio dos Reis, 61 anos, o Preto como é mais conhecido, profissão artesão. Mora no Centro de Irupi, expõe seus trabalhos na Casa de Cultura Municipal e participa de feiras em todo o Estado. Ele cria diversos tipos de artesanatos, o material para a produção também é variado podendo ser sucata, madeira ou qualquer material reciclável. Com a matéria prima na mão, as ideias vão surgindo. São objetos de decoração, mesa, cadeira, bancos, até uma charrete feita com ferro ele já desenvolveu. Mas não fica só na sucata, tem a palha de milho e folha de bananeira. Os artigos criados são variados: flores, pássaros, brinquedos e por aí vai. O que vale é a criatividade. Hoje Preto luta para conseguir adquirir um ônibus para transforma-lo em um ateliê sobre rodas, e assim, levar a sua história para as cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e, quem sabe, para todo o Brasil. “O turista precisa de uma lembrança, e nada com um artesanato para representar um município”,explica Preto .
Gil Artes
Gilcimar Ferreira Eler é outro artista de Irupi. A marca “Gil Artes” produz lindas flores artesanais. São arranjos feitos para vasos, quadros, que quase se confundem com flores naturais. Gilcimar já trabalhou com arranjos para casamentos, aniversários e algumas das suas produções estão no espaço do seu outro empreendimento. Também atuando no Centro de Irupi, o empreendedor possui uma lanchonete: o Gil Lanches. O empreendimento é a principal fonte de renda do artesão.
Com lanches variados, drinks, sucos naturais entre outros, Gil buscou a capacitação para aprimorar a qualidade e o relacionamento com os clientes. “Não é uma tarefa fácil, hoje invisto na lanchonete, estou atuando com o artesanato e sempre estou em busca de ampliação. O cliente sempre vai nos exigir o melhor, busco o conhecimento exatamente pra isto. Quero estar preparado para lidar com todas as demandas dos clientes e turistas”, explica Gil.
Pousada Sabino
Adelson Toledo Gonçalves também é mais um empreendedor de Irupi que quer investir no turismo rural. Com uma propriedade rural, no Córrego da Puaia, o empreendedor inicia as obras para dar andamento à futura Pousada Sabino. Inicialmente a pousada irá trabalhar com quatro acomodações. O espaço, em formato rústico, irá atender a turistas que buscam momentos de descanso e oportunidade de conhecer as atividades do campo.
A propriedade é cercada por pés de jabuticaba, laranjeiras, possui um poço de peixe, que será adaptado para funcionar como um pesque e pague, flores nativas, pássaros e uma criação de cabritos que deixa a paisagem ainda mais atraente. A ideia da propriedade é aproximar o turista da rotina rural. “É um empreendimento familiar, ainda em construção, e mesmo nessa fase observo que o espaço é promissor já que temos poucos espaços para receber turistas no município”, explica Adelson.