Concurso de Qualidade do Café Arábica de Irupi define finalistas

O concurso de Qualidade do Café Arábica de Irupi definiu, na última semana sexta-feira (23), os 12 finalistas nas categorias Café Natural e Café despolpado. No total foram 21 inscritos.

Na primeira etapa do concurso, três degustadores profissionais participaram  do processo de escolha dos participantes. De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper,Túlio Luis Borges de Lima, integrante da Comissão Organizadora, as amostras dos cafés passaram por avaliações físicas e sensoriais. "Os profissionais indicados pela comissão foram responsáveis por definir a qualidade do café torrado, em seguida, aspectos como sabor, fragrância, aroma determinando um padrão de qualidade", explicou. Os encarregados de julgar a qualidade do café do concurso foram os provadores profissionais: Rondinélio Sartori, Prefeitura Municipal de Castelo, Edmilson Antônio Cardoso, de Brejetuba e Eduardo Pagio Melo, da Prove Café, em Venda Nova do Imigrante.

Na categoria Café Natural, dos oito inscritos três foram classificados. No Café Despolpado dos 13 participantes, apenas quatro não se classificaram. Na segunda etapa do concurso a comissão organizadora, entre os dias 27 de agosto até 10 de setembro, irão até as propriedades dos produtores para conferir e recolher novas amostras para degustação e classificação final.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Roberto Souza, afirma que o concurso de Qualidade do Café tem como objetivo incentivar os produtores a buscar a melhoria na produção do café. "É um concurso em que todos ganham. O município ganha e os agricultores também.  Quanto mais o produtor buscar meios de melhorar a sua produção mais benefícios ele adquire e todos saem ganhando", afirmou o secretário.

Os vencedores do concurso receberam prêmios em dinheiro,  no total de R$ 9 mil de premiação. Os melhores cafés serão conhecidos entre os dias 20, 21 e 22 de setembro, durante a 22ª Festa de Emancipação Política de Irupi.

Classificados no Café Natural

Hélcio Ribeiro Januário