Comerciantes são beneficiados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A empreendedora Creunice Borel de Andrade Freitas, comerciante do ramo de alimentos, recebeu, na última semana, o termo de liberação do uso do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Creunice comemorou ao receber a liberação. Para ela, a autorização vai garantir mais credibilidade e qualidade para a venda dos produtos vendidos em seu estabelecimento comercial. “Estou muito feliz em receber essa liberação. É uma conquista importante para nós comerciantes e para os consumidores também. Estamos amparados pela lei e com isso, o nosso cliente vai ter a certeza que está consumindo um produto de qualidade garantido pelo selo”, afirmou a comerciante.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) garante emissão de certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias  conforme legislação vigente, sendo necessário qualidade e higiene em seu processo de produção.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza uma equipe técnica composta por médico veterinário, engenheiro agrônomo, técnico agrícola e nutricionista. Os profissionais são responsáveis  por assessorar empreendedores para se adequarem às normas sanitárias.  O termo de liberação do uso do selo só é liberado após avaliação e fiscalização da equipe. Com a liberação feita, os comerciantes recebem a documentação necessária para começar a emitir o selo de garantia.

O SIM ainda tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção, garantindo qualidade e segurança alimentar para a comercialização de produtos como: lácteos, carnes, pescados e derivados, produtos apícolas,  ovos, frutas , massas, doces, salgados, bebidas destiladas entre outros conforme legislação.

O selo do SIM da comerciante Creunice foi entregue  pelo coordenador do SIM, Pedro José Aquino do Nascimento, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Roberto de Castro Souza e pelo técnico da Vigilância Sanitária de Irupi, Evaldo Andrade Costa. De acordo com o coordenador do selo, a inspeção municipal beneficia comerciantes e também a população do município. “Para o produtor, o selo garante um produto de qualidade para ser comercializado. Já o consumidor poderá adquirir vários produtos como de origem animal, vegetal e produtos comestíveis artesanais que foram  inspecionados e após toda a adequação foram liberados para consumo”, afirmou Nascimento.

Vantagens

O secretário Paulo Roberto também frisou sobre as vantagens do SIM.  "O selo prioriza os produtores do município, assim teremos comerciantes e agricultores com produtos de qualidade tendo no comércio uma maior aceitação. Além disso, podemos garantir que o trabalho desenvolvido pelo SIM gera emprego e renda para o município entre outros tantos benefícios”,  finalizou.