PROUCA beneficia alunos de Irupi

Na última sexta-feira (14), a Prefeitura de Irupi, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega de 20 computadores na Escola Unidocente dos Pinheiros, em Santa Clara, zona rural de Irupi. O benefício só foi possível através do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA). O Programa é de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo inovar e promover o uso pedagógico das tecnologias de comunicação digital. Na escola dos Pinheiros, a primeira a ser beneficiada no município, 44 alunos irão aprender com a nova tecnologia.

Com a presença de pais, alunos e professores a secretária de Educação, Fabrícia Eler Ramos, acompanhada da coordenadora de projetos educacionais, Célia Vânia de Sousa,  oficializaram a entrega dos equipamentos. De acordo com Fabrícia, outras duas escolas serão beneficiadas pelo programa. São elas: Escola Unidocente Taquara Preta e a Escola Pluridocente Tia Velha, nas regiões rurais de Irupi. Ambas também receberão 20 computadores.

A secretária aproveitou para falar aos pais e professores sobre a importância do contato dos alunos com a tecnologia e do esforço que a Secretaria tem feito para dar melhores condições aos estudantes. "O novo trabalho que será feito com os alunos, usando esta nova ferramenta, vai aumentar o interesse deles nas aulas, e assim, aumentar a qualidade de aprendizagem destas crianças. A tecnologia é mais um facilitador para o aprendizado. Hoje, o mundo está conectado. Nossas crianças, em breve, também terão acesso às informações de forma imediata", ressaltou Fabrícia.

O morador de Santa Clara, Eleutério Batista da Costa, de 63 anos, participou da entrega e se emocionou com a iniciativa. "Eu queria ser uma criança para poder viver este momento, ter esta mordomia de ter um computador na escola. O prefeito está de parabéns pelo trabalho que está fazendo", afirmou o aposentado.

De acordo com as professoras da escola, os alunos ficaram eufóricos com a chegada dos computadores. "Alguns deles nem sabiam o que é um computador e tiveram o primeiro contato com o equipamento. Talvez para muitos foi uma emoção nunca antes vivida", disse uma delas.

O pequeno Cauã Borel Braga, sete anos, não escondeu a curiosidade em aprender a trabalhar com a nova ferramenta escolar. "Não vejo a hora de chegar logo segunda-feira para ter aulas com o computador", disse o satisfeito aluno. Para o estudante Daniel Moreira Brás de Souza, 10 anos, estudante do 3º ano, a emoção não foi diferente. "É a primeira vez que brinco em um computador, acho que terei muito que aprender", afirmou.