O município de Irupi sedia Capacitação em Hanseníase para Profissionais da Atenção Primária

A convite da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA ES), a Prefeitura de Irupi, através da Secretaria de Saúde foi convidada a sediar a Capacitação em Hanseníase para Profissionais da Atenção Primária. Realizada na Câmara de Vereadores de Irupi, no último dia 27, o evento teve participação de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas dos municípios de Iúna, Ibatiba, Ibitirama e Irupi.
A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Saúde Aldo Ribeiro, no qual destacou a importância da capacitação no município. “Os profissionais da saúde de Irupi estão focados em fazer um trabalho de qualidade, humanitário e profissional. Essa é a nossa prioridade. Por isso, é importante que os nossos profissionais estejam capacitados e sempre reciclando para saber lidar melhor não só com a doença, tema da capacitação de hoje, mas também em todas as outras questões da saúde”.

Além do secretário de Saúde, também estiveram presentes na abertura a subsecretária de Saúde Valéria Rodrigues de Oliveira Sangy, a coordenadora da Vigilância em Saúde Patrícia Monteiro, a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Nathália Emerick de Oliveira Barbosa, a Coordenadora do Grupo Diretor, Anastácia Cristina de Almeida, o vice-presidente do Grupo Diretor, Sergio Oliveira Raposo, a Coordenadora do Pronto Atendimento, Lorena Gomes de Oliveira e o Técnico de Vigilância Sanitária Evaldo Andrade Costa.

Para falar sobre o tema, a SESA ES convidou a enfermeira, Anne Helen Spavier Ferreira, do Programa de Hanseníase da Unidade de Saúde Glória, referência Municipal de Vila Velha em Hanseníase e a médica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Rita de Cássia Birschner, atuante no Programa de Hanseníase de Vitória.
A capacitação contou com palestras e discussões de propostas de combate à doença nos municípios e orientações aos profissionais, sobre o diagnóstico precoce para a cura da hanseníase.

Durante a capacitação, as palestrantes apresentaram a situação epidemiológica das cidades, detalhando como está a situação dos municípios com relação à doença. A enfermeira Anne Helen apresentou um vídeo com depoimentos de pessoas que tiveram a Hanseníase e, após tratamento, foram curadas. Anne ainda aproveitou para enfatizar a importância da identificação precoce da Hanseníase. “A principal medida é garantir o diagnóstico precoce. Com profissionais preparados e com o conhecimento da população sobre a doença vai facilitar a cura da Hanseníase”, explicou a enfermeira.

Já a doutora Rita de Cássia aproveitou a palestra para detalhar os passos da doença esclarecendo a forma de contágio até o tratamento final aos profissionais. De acordo com Rita, o primeiro sinal indicativo de Hanseníase é o aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade (ausência da sensação de dor, frio e/ou calor), acarretando o aparecimento constante de feridas e deformidades. Conforme Rita, a transmissão ocorre de uma pessoa doente que elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. A doutora também ressaltou a importância do diagnóstico precoce, pois os doentes em tratamento não transmitem a doença.

Para maiores esclarecimentos sobre a doença, moradores podem procurar a Secretaria de Saúde de Irupi ou encaminhar um email para saudeirupi@gmail.com.