Conferência Nacional de Educação de Irupi discute futuro do ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Irupi realizou, nos últimos dias 20 e 21, a etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE).  Cerca de 130 convidados participaram do evento. Durante a abertura oficial, a Conae-Irupi teve apresentação cultural, leitura e aprovação do regimento.

No primeiro dia de atividades, realizadas no Centro de Referência Social (CRAS), a secretária de Educação, Fabrícia Eler Ramos, afirmou que a CONAE é um projeto de extrema importância para se discutir o futuro da Educação.  "Essa conferência nos dá a oportunidade de debater as necessidades da educação no município. Com nossas avaliações iremos discutir e expor nossas ideias nas demais etapas da conferência. É importante que a sociedade discuta o Plano Nacional de Educação, pois assim podemos influenciar no rumo da educação não só do município, mas também do país", explicou a secretária.

Após a solenidade de abertura, houve palestras com o professor Herivelto Carvalho, da Secretaria de Educação de Ibatiba. Também ministraram debates o representante do Fórum Municipal de Educação Ademir João Andrade, o engenheiro agrônomo do Incaper, Túlio Luis Borges de Lima, e a professora e secretária de Educação de Irupi, Fabrícia Eler Ramos.

Durante os dois dias participaram da conferência os vereadores Fábio Medeiros Júnior e Cleides Segal, a diretora da Apae Irupi, Karla Muzi Storck, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Iúna e Irupi (Sindispii), Júlio Cesar de Melo, a subsecretária de Ibatiba, Simone Corrêa e o diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de Ibatiba, o professor Filipe Lima.

Na CONAE foram discutidos temas sobre o Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente e; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

De acordo com a secretária de Educação, as propostas elaboradas na etapa municipal serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação. Em seguida, os resultados da etapa estadual serão levadas à CONAE 2014 pelos delegados eleitos pela comissão organizadora no estado. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 será promovida pelo Ministério da Educação. O tema central do evento terá como foco oPNE.

Apresentação Cultural

A estudante do 3º ano do ensino médio, Luana Pereira Borel, de 16 anos, participou da abertura da conferência cantando música Gospel para os convidados.  Após emocionar a plateia Luana falou sobre participar da CONAE. "Fiquei muito feliz ao ser convidada para participar desse momento onde a minha educação e de outros jovens está sendo discutida. Também fico feliz em poder emocionar as pessoas com música e levar a palavra de Deus para todos",  finalizou a estudante.