Comunicado sobre o Surto de Sarampo no País

Publicação: 21/08/2019

Em virtude do surto de Sarampo no país, a Secretaria Municipal de Saúde de Irupi está adotando medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde:

Pessoas de 1 a 29 anos de idade devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral (outetra viral). Aquelas que não comprovarem duas doses da vacina deverão ser vacinadas.

Pessoas de 30 a 49 anos de idade devem comprovar uma dose da vacina tríplice viral.

Aquelas que não comprovarem uma dose da vacina deverão ser vacinadas.

Observação: Trabalhadores da saúde, independente da idade, devem comprovar duas doses davacina tríplice viral.

Crianças de 6 meses a menores de um ano de idade residentes ou que vão se deslocarpara municípios que se encontram em situação de surto de sarampo devem ser vacinadas comuma dose da vacina tríplice viral.

Em caso de viagens não há essa recomendação oficial de vacinação para maiores de 50 anos.

O entendimento do Ministério da Saúde é que essas pessoas não precisam vacinar contra o sarampo por terem imunidade natural porque tiveram sarampo quando crianças ou tiveram contato com alguém que teve a doença. Sendo assim, a vacina seria desnecessária.

Acima de 50 anos só vacinamos os não vacinados em bloqueio vacinal seletivo, contatos diretos ou indiretos de casos suspeitos de sarampo (recomendação oficial do Ministério da Saúde).

SERVIÇO:

Confira o horário e local que deverão ser procurados por pessoas que estão no grupo considerado de risco, com ocartão de vacina em mãos:

Unidade Básica de Sáude de Santa Cruz - às segundas de 7 às 11 horas e de 12 ás 15 horas.

Unidade Básica de Sáude deSanta Rosa - às terças de 7 às 11 horas e de 12 ás 15 horas.

Unidade Básica de Sáude deSão José de Irupi- às quartas de 7 às 11 horas.

Unidade de Saúde Carolino Barbosa - crianças às terças de 7 às 11 horas e de 12 ás 14horas.

Unidade de Saúde Carolino Barbosa - adultosàs quartas de 7 às 11 horas e de 12 ás 14horas.